terça-feira, 8 de janeiro de 2008

PARA TUDO HÁ UM TEMPO DETERMINADO

Esta mensagem fala muito forte ao meu coração, foi elaborada por um grande amigo, num momento de inspiração do Eterno.

Zenóbio Fonseca


"Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer, tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar, tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de saltar de alegria.

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras, tempo de buscar e tempo de perder, tempo de guardar, e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar, e tempo de coser, tempo de estar calado , e tempo de falar, tempo de amar e tempo de aborrecer, tempo de guerra e tempo de paz." – Eclesiastes ( 3: 1-8 ).



Larga na frente quem consegue discernir o tempo em que está vivendo. Tomo como exemplo quem está vivendo o tempo de ficar calado e confunde com o tempo de falar. Por melhor que fale não será ouvido/entendido/aceito - Pode até ser escutado, mais há uma grande diferença entre ser “ouvido” e “escutado”.

O tempo nos oferece a oportunidade do aprendizado. Saber esperar sem se acomodar é com certeza fruto de alguma outra experiência nossa que não foi bem sucedida, exatamente por faltar a sabedoria de não saber esperar o tempo certo – a ocasião propícia – o momento exato de agir - na medida certa.

Uma das dificuldades dos tempos em que vivemos é o de não se ter paciência. Gostamos de tudo muito rápido; na hora. – Vivemos o tempo do instantâneo. Não gostamos de esperar. Esperar incomoda, inquieta, impacienta, principalmente se estamos sofrendo algum tipo de pressão, injustiça, incompreensão. Se estivermos sofrendo algum tipo de desgaste, queremos resolver logo, rapidamente. Nesses momentos quase sempre nos esquecemos das lições que o tempo já tentou nos ensinar, de que é preciso ter paciência, pois como diz o adágio popular: “não há mal que sempre dure”.

O escritor de Eclesiastes diz que: “tudo tem o seu tempo” e “que tudo passa” - Sábio é quem adquire a experiência com as lições do tempo.

Saber esperar não é se acomodar às circunstâncias, é antes aguardar o momento certo de agir.

Talvez você já viveu ou está vivendo o tempo onde faz o melhor que pode, com maior motivação, mas não é reconhecido nem valorizado. Quem deveria ver e valorizar não vê e se vê não valoriza.

As vezes, outro que não faz por merecer é visto, valorizado e colocado numa posição de destaque. Nesses momentos o impaciente se sente injustiçado - e, é. Porém, é tempo de continuar fazendo melhor ainda o que já vinha fazendo bem feito, pois esse é o tempo de doar-se; tempo de falar sem palavras; é tempo de estar calado; tempo de aprender com o tempo – tempo de ser curtido - tempo de carregar pedras. Há esses tempos! Mas calma, paciência! Vai Passar. Tudo passa!

O problema da natureza humana é obter este domínio. Ela não suporta esperar; principalmente se essa espera é na dor, por qualquer que seja a causa.

Nesses tempos, os segundos parecem eternos. O tempo parece parar. Note, parece! A essa altura já podemos indagar. Qual é o seu tempo? É o de “saltar de alegria”?. Se é, curta-o alegremente intensamente, sem culpa, da melhor maneira possível, pois esses momentos são raros na vida dos mortais.

Se não é, aguarde um pouco mais, pois sua vez vai chegar. Enquanto isto, aprenda com o tempo, com a experiência, pacientemente, pois nada acontece por acaso, espere o sinal verde de Deus, pois como diz o filósofo o tempo não para.

Autor: Humberto Pacheco Andrade - Pastor Ministério Crescer.

3 comentários:

Anônimo disse...

Primo, gostei muito do seu blog e estou indicano pra outros amigos. Deus te guarde, bjs, Priscilla

Anônimo disse...

Zenobio, parabéns pela iniciativa , e como "para tudo há um tempo determinado' o seu "tempo" começa agora. não esqueça nunca que o melhor remédio é o tempo. "Dê Tempo ao Tempo". abraços Fraternos Ivan vital

Anônimo disse...

Prezado Zenóbio,
parabéns pelo blog. Espero que a sua iniciativa frutifique em idéias e realizações em prol do ser humano, da defesa da vida e dos valores cristãos.
Cordialmente,
Eduardo Klausner, em 15/01/2008.