domingo, 22 de junho de 2008

EUA: Eleitores evangélicos apoiam relutantes o "liberal" McCain

Washington- O provável candidato republicano John McCain enfrenta um cenário complicado diante dos evangélicos, grupo de eleitores tradicionalmente republicanos que alavancou a votação do partido nas eleições passadas.

Alguns grupos de baptistas, maior denominação evangélica do país, sentem-se relutantes em apoiar um candidato tão "liberal" quanto McCain.

"É basicamente uma escolha entre um liberal e um ultra-liberal", disse Jodie Sanders, frequentador da igreja baptista no Texas, um reduto republicano, sobre McCain e o provável candidato democrata Barack Obama.

A opinião, dividida por vários membros de igrejas baptistas em todo o sudeste do país, revela um desafio para McCain, que precisa conquistar estes eleitores cristãos conservadores para garantir um bom resultado nas urnas de 4 de Novembro.

Os protestantes evangélicos representam um em cada quatro adultos norte-americanos, são uma base eleitoral chave para os republicanos e poucos analistas vêem uma vitória de McCain sem o seu apoio em massa.

Mas McCain é visto com suspeitas nos círculos evangélicos conservadores por causa do seu passado de apoio à medidas consideradas muito liberais, como apoio a pesquisas com células tronco, apoio a uma reforma na legislação de imigração e o seu fracasso em apoiar uma proibição federal do casamento gay.

"Eu acredito que a maioria dos baptistas do sudeste apoiarão McCain, embora eu saiba que há alguns assuntos pendentes entre o senador e os evangélicos mais conservadores", disse Frank Page, presidente do Congresso de baptistas do Sudeste, que realiza o seu encontro anual nesta terça-feira, em Indiana.

McCain frequenta uma igreja afiliada ao Congresso, em Phoenix, mas os seus laços com a religião parecem não tê-lo ajudado a se comunicar com o eleitorado em assuntos que eles consideram importantes.

"Eu acredito que a maioria dos baptistas gostariam que ele falasse mais sobre assuntos evangélicos, mas nós estamos a aceitar cautelosamente", disse John Mann, pastor de Springtown, Texas.

McCain adoptou uma postura mais reservada quanto às suas crenças religiosas que os seus rivais democratas.

Durante a campanha pelas primárias democratas, Obama e a ex-pré-candidata Hillary Clinton reiteraram inúmeras vezes suas crenças religiosas e suas políticas sobre temas considerados importantes para o grupo.

Eles participaram inclusive de um fórum religioso acompanhado de perto por milhares de eleitores no começo de Abril. Tanto Hillary quanto Obama responderam a questões sobre fé e religião tanto na sua vida particular quanto no seu discurso político e em um possível mandato presidencial.

O Fórum da Fé na Vida Pública no Messiah College, perto de Harrisburg, Pensilvânia, foi transmitido pela televisão norte-americana. McCain recusou o convite para ir ao fórum e a sua ausência foi motivo de estranheza entre os eleitores republicanos.

Fonte: Angola Press

Nenhum comentário: