domingo, 15 de junho de 2008

IGREJA AMERICANA REJEITA PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO


A Conferência dos Bispos dos Estados Unidos acaba de aprovar, esta sexta feira dia 13 de junho de 2008, por 191 votos contra 1, um documento inédito dedicado exclusivamente à questão das pesquisas com células tronco embrionárias.

Conforme as declarações dos bispos,

"UMA DECISÃO INICIAL DE DESTRUIR OS ASSIM CHAMADOS 'EMBRIÕES EXCEDENTES' PARA FINS DE PESQUISA IRÁ CONDUZIR A ABUSOS MUITO MAIORES, INCLUINDO A CLONAGEM HUMANA".

Os bispos afirmaram que a clonagem para produzir embriões humanos para pesquisa

"IRÁ INEVITAVELMENTE FACILITAR AS TENTATIVAS DE PRODUZIR CRIANÇAS NASCIDAS A PARTIR DE CLONAGEM. OS SERES HUMANOS SE TORNARÃO 'COMODIDADES' E A PROCRIAÇÃO SERÁ REDUZIDA A UM MERO PROCESSO DE MANUFATURA".

"PARECE INEGÁVEL", acrescentam os bispos,

"QUE UMA VEZ QUE SEJA ATRAVESSADA A LINHA MORAL FUNDAMENTAL QUE NOS IMPEDE DE TRATAR QUALQUER SER HUMANO COMO MERO OBJETO DE PESQUISA, NÃO HAVERÁ MAIS NENHUM PONTO FINAL. A ÚNICA POSIÇÃO MORAL QUE SUSTENTA A DIGNIDADE HUMANA DE TODOS É A REJEIÇÃO DO PRIMEIRO DEGRAU DESTA LADEIRA".

http://ap.google.com/article/ALeqM5i64rYxpt7S59R2qV9ibf
_Qqv- g1AD919B6L89


Um dia antes, na quinta feira dia 12 de junho, o Estado doColorado propôs um plebiscito para votar uma emenda constitucionalestadual que irá definir o óvulo humano fecundado como pessoa. A votação ocorrerá em novembro deste ano. Os opositores do plebiscito afirmam que a medida poderá não apenas acabar com o direito ao aborto, mas também paralisar a fertilização in vitro e a pesquisa com células tronco embrionárias.

A Emenda 48, intitulada "DEFINIÇÃO DE PESSOA",

foi apresentada depois de assinada por 103.377 eleitores, bem mais do que o mínimo requerido de 76.047 requerentes. Mil e trezentos voluntários pró-vida participaram da coleta das assinaturasem todo o Estado. A emenda proposta acrescetará uma nova seção no Artigo Segundo da Constituição do Estado do Colorado afirmando que "OS TERMOS 'PESSOA' OU 'PESSOAS' DEVERÃO INCLUIR QUALQUER SER HUMANO DESDE O MOMENTO DA FERTILIZAÇÃO".

A Emenda da Personalidade do Colorado é a primeira deste tipo nosEstados Unidos, e tem um sentido histórico especial, já que oColorado, em 1968, foi o primeiro estado americano a legalizar oaborto, seis anos antes da decisão Roe x Wade, que tornou o abortolegal nos Estados Unidos sem necessidade de motivo até os seis meses da gravidez e por qualquer motivo nos últimos três meses da gravidez. Agora o Colorado tem uma chance de tornar-se o primeiro estado a estabelecer a personalidade do ser humano desde a concepção.

"NOSSA ESTRATÉGIA É QUE, ATÉ QUE NÃO SE DEFINA O NASCITURO COMO PESSOA, AS LEIS NÃO PODERÃO PROTEGÊ-LO. COMO PODERIAM FAZÊ-LO, SE NEM SEQUER O RECONHECEM COMO PESSOA?",

afirmam os pró-vidas do Colorado.

"O OBJETIVO DE NOSSA CAMPANHA É GERAR UMA BOA DISCUSSÃO COM OS ELEITORES DO COLORADO SOBRE O QUE SEJA UM NASCITURO. SÃO PESSOAS? E SE O FOREM, MERECERIAM O MESMOS DIREITOS QUE O RESTANTE DE NÓS?"

Este conceito de personalidade está ausente da lei americana e foi abase da argumentação por detrás da decisão Roe x Wade de 1973 que legalizou o aborto em todo o país. Se for aprovada, a emenda doColorado irá explorar uma fraqueza fundamental que os próprios juízes que redigiram a decisão Roe x Wade admitiram que existia.

Os lobbies a favor do aborto, incluindo a Planned Parenthood, proprietária da maior cadeia de clinicas de aborto dos Estados Unidos, estão mobilizando vultosas somas para vencer o plebiscito. Segundo seus porta vozes,

"A ASSIM CHAMADA 'EMENDA DA VIDA HUMANA' É PERIGOSA E ENGANOSA. A EMENDA TORNARIA O ABORTO ILEGAL NOS ESTADOSUNIDOS, MESMO NOS PRIMEIROS ESTÁGIOS DA GRAVIDEZ. ELA PODERÁ TORNAR ILEGAL O ABORTO MESMO NOS CASOS DE ESTUPRO, INCESTO E RISCO DE VIDA DA MÃE. A EMENDA É TÃO EXTREMA QUE PODERIA INCLUSIVE BANIR MUITOS PROCEDIMENTOS COMUNS DE CONTROLE DE NATALIDADE, PROIBIR A FERTILIZAÇÃO IN VITRO E A PESQUISAS COMCÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS".


IGREJA REJEITA PESQUISA COMCÉLULAS-TRONCO


A conferência episcopal católica dos Estados Unidos encerrou suas deliberações nesta sexta-feira em Orlando (Flórida, sul) com aaprovação de um documento que rejeita o emprego de células-tronco embrionárias em estudos.

Trata-se da primeira declaração formal emitida por bispos(americanos) consagrada exclusivamente à questão. A Igreja católica considera o embrião um ser humano integral. Por este motivo, condena o aborto e as manipulações genéticas.

As células-tronco são células indiferenciadas, tiradas do embrião ou de tecidos adultos, capazes de se multiplicar e de proliferar quantocultivadas. Os cientistas baseiam nesses tipos de células grandesesperanças para conseguir "reparar" órgãos enfraquecidos do corpo humano.

"Parece inegável que não há freio uma vez cruzada a linha mora lfundamental que nos previne tratar outro ser humano como mero objeto deinvestigação", destaca o documento.

"A morte de criaturas humanas inocentes, ainda que para ajudar outros, constitui um ato inaceitável em absoluto", menciona odocumento, citando o falecido Papa João Paulo II (EvangeliumVitae). "Assumir que os fins justificam os meios para legitimar amorte direta tem sido fonte de muitos males no mundo", afirmam os bispos.

Nenhum comentário: