segunda-feira, 9 de junho de 2008

Voto ético é discutido por evangélicos ao redor do mundo

As responsabilidades do cristão com a sociedade incluem a escolha de candidatos a partir de critérios e valores da fé. Em todo o mundo os cristãos têm mobilizado ações de orientação para o voto ético e responsável. Na Espanha, o Observatorio Cívico Independiente (OCI) divulgou, durante as eleições de 2008, a primeira edição do “Vote Sabiamente” – um documento que oferece aos cristãos critérios objetivos para a escolha dos candidatos, respeitando a livre decisão e tendências políticas de cada um.

O “Vote Sabiamente”, utilizado na Espanha, é um manual britânico (Vote Wisely) cuja finalidade é levar os cristãos evangélicos a pensar sobre quais são os fatores que devem ser levados em conta antes de votar. O documento não influencia o eleitor para nenhuma direção política, mas procura estimular a reflexão sobre seu voto. “Não pretendemos orientar o voto para nenhum partido, porque cremos que um dos valores dos evangélicos é a pluralidade”, explica o Presidente do OCI, Jaume Llenas.

O presidente da OCI acredita que há muitos critérios que devem ser considerados antes do cristão decidir por um partido ou candidato. “Às vezes o critério da moral sexual pesa muito, mas também há outros, como as questões de saúde, justiça, economia, ética pessoal dos candidatos, que um cristão deve levar em conta antes de votar”, afirma.

fonte: Agência Soma

Nenhum comentário: