terça-feira, 19 de agosto de 2008

Homossexualidade é crime em onze países da América Latina

Por Redação

- A homossexualidade é considerada crime em onze países da América Latina, de acordo com o levantamento da Anistia Internacional divulgado pelo site Pinknews.com. A lista inclui a Güiana, na América do Sul, a nação centro-americano de Belize e as caribenhas Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, e Trinidad e Tobago. Todos os países são ex-colônias britânicas.

O presidente do Panamá, Martín Torrijos Espino, assinou um decreto no dia 29 de julho revogando uma lei de 1949 que criminalizava a sodomia sob pena de prisão ou multa de US$ 500. A mudança foi defendida pelo Ministério da Saúde local por estar em desacordo com a Constituição panamenha e com os tratados internacionais de defesa dos direitos humanos assinados pelo Panamá.
No Equador, o presidente Rafael Correa defendeu os direitos igüais previstos na nova Constituição para casais de mesmo sexo, conforme notícia do jornal local El Telégrafo publicada no dia 1º de agosto.

"É falsa a idéia de que o projeto reconhece como família a união de homossexuais. O que estamos fazendo é reconhecer a dignidade de todas as pessoas, sem discriminação baseada em raça, sexo, orientação sexual, etc.", declarou Correa durante discurso na cidade de Monteverde.

A inclusão da lei, porém, depende da aprovação popular por conta do plebiscito previsto para o dia 28 de setembro, quando a população decidirá se rejeita ou não a nova Constituição.

fonte: G. Online

Nenhum comentário: